Pessoas on-line

Pesquisar este blog

domingo, 23 de fevereiro de 2014

GENTILEZA GERA GENTILEZA!

Nós somos bárbaros? não, não o somos! nós somos violentos ou odiamos tudo e todos e estamos a postos para cometer assassinatos, tortura e humilhações contra quem aparecer na nossa frente? não, acredito que não!
Tem-se falado muito em barbárie. Jovane Nunes, humorista do grupo Os Melhores do Mundo e integrante do programa Zorra Total da Globo, também manifestou-se a respeito. Ele tem uma coluna semanal no caderno Super Esportes (às terças-feiras) no Correio Braziliense.
Na sua coluna do dia 11/02/2014 ele escreveu: “o Brasil está ameaçado. Estamos flertando com a barbárie, a Idade Média. Pessoas são executadas no meio da rua à vista de todos.”
Não me lembro de, estudando a história da humanidade, ter me deparado com algum momento em que a violência não estivesse presente, seja causada por intolerância, da falta de respeito com o próximo ou por cobiça pelas coisas alheias.
O que vivemos no tempo presente não é diferente do que aconteceu em passados recentes ou remotos. Essa é uma visão que tem sido empurrada, diária e incessantemente pelos meios de comunicação. A violência chama a atenção e dá ibope, sendo assim o legal é incentivá-la para que se tenha sempre o que mostrar no programa sangrento da televisão e no jornal que “se espremer sai sangue”.
Os exemplos são muitos: desde o telejornal Aqui Agora do SBT até os recentes Cidade Alerta (com Marcelo Rezende), Brasil Urgente (com Datena), passando pelo estilo do Jornal Nacional últimos anos e atingindo o máximo com uma praga que não tem nada de rainha ou princesa: a Sheherazade do SBT. É um verdadeiro ataque de violência a quem assiste essas porcarias, e o sentimento de revolta vai sendo aos poucos alimentado de forma a transformar o pacato cidadão em um outro ser violento. Isso sem citar os telejornais ou o ditos “programas policiais” regionais não menos violentos. É um verdadeiro bombardeio!!!
Parece que não há preocupação, por parte deles, com o fato de serem formadores de opinião. Ou talvez haja, pois se a intenção desses jornalistas é “tocar terror”, parabéns! eles estão conseguindo!!! e enchendo os seus bolsos também. Estão enriquecendo com a miséria dos outros.
Comecei citando o Jovane Nunes. Ele nos faz rir com suas atuações. Sou fã dele mas vou deixar aqui um registro de minha indignação com uma incoerência cometida por ele. Na coluna do dia 27/08/2014,comentando a briga entre torcedores do Flamengo x São Paulo em Brasília, ele escreveu: “Muitos vão dizer que sou reacionário, isso não me importa. Mesmo assim, vou dizer como deveria ser a ação policial no jogo de domingo passado. A polícia deveria, apenas naquele caso, esquecer os direitos humanos, a Constituição, Joaquim Barbosa e tudo mais. Pegar aqueles 40 brigões; colocá-los na carreta da PM, aquela que carrega os cavalos da tropa; levá-los para uma estradinha de terra que tem lá pro lado do Padef, longe de tudo, e descer a porrada. Moer no cacete. Dar uma surrada puxada a motor. Depois, deixar os torcedores organizados lá para que voltassem a pé.” Puxa vida... é o palhaço perdendo a graça!!! Escreve uma idiotice dessa e pouco tempo depois diz estarmos flertando com a barbárie e Idade Média. Irresponsabilidade total!!!!
Aqui na internet não é diferente. Nos vemos diariamente diante de situações de absoluta intolerância.
Como estampa a revista Carta Capital da semana passada, contrapondo Shererazade e D. Yvonne (aquela professora que fotografou e divulgou a foto do menino amarrado em um poste no Rio de Janeiro) é o “olho por olho vs Cidadania”; é “ódio vs Solidariedade”; é o “privilégio vs a Igualdade”. O caminho da paz está claro (cidadania, solidariedade e igualdade), o da violência também (olho por olho, ódio e privilégio).
Vamos pensar sobre isso!